newsletter

Receba nossos artigos!

Preencha os dados abaixo para receber nossos últimos artigos em seu E-mail

Preencha os dados abaixo para entrar em contato, responderemos o mais breve possível.

Sale & leaseback

Sale & leaseback

O que é a operação sale & leaseback ?

sale & leaseback é uma operação estruturada, muito utilizada no mercado imobiliário, que tem o objetivo de captar recursos, utilizando o patrimônio imobilizado da empresa e reinvestindo os valores obtidos desta desmobilização para as suas atividades empresariais.

Em resumo, são duas operações simultâneas, onde na primeira o imóvel é vendido para investidores, e na segunda, o alugam “de volta” ao antigo proprietário, auferindo renda de sua operação.

 Sale & leaseback

Por qual motivo se realiza a operação de sale & leaseback?

A operação de sale & leaseback geralmente é utilizada quando existe uma deficiência de caixa, dívidas bancárias com pagamento excessivo de juros ou quando há a necessidade urgente de investimento em operações de expansão ou inerentes ao crescimento da empresa, e parte substancial do capital está imobilizado no ativo sede. Com a venda deste ativo, a empresa permanece no imóvel e se capitaliza imediatamente, passando a pagar um aluguel pelo imóvel que antes era de sua propriedade.

Como funciona o sale & leaseback?

No sale & leaseback, o empresário ou a empresa detentora de um imóvel próprio decide vender a sua propriedade para investidores, em troca de um contrato de locação no mesmo imóvel.

Para que este contrato seja atrativo, as partes devem chegar a um ponto de equilíbrio para que o valor de aluguel seja compensado através de um contrato de longo prazo, geralmente a partir de 10 anos.

Em resumo, a empresa que antes era proprietária do imóvel se torna a locatária e quem adquiriu se torna locador.

Sale & leaseback 

A operação de sale & leaseback é vantajosa para ambos: com a venda do ativo, a empresa passa a ter dinheiro em caixa para investir em seu próprio negócio, além de permanecer no imóvel e não terá que arcar com custo de mudança ou de manutenção de determinados itens do imóvel, agora direcionados ao novo proprietário, e em contrapartida, o investidor, comprador do imóvel, já recebe um contrato de locação de longo prazo, com retorno financeiro previsível, estabelecido e garantido por cláusulas robustas para o pleno cumprimento das obrigações constituídas. Se a operação de sale & leaseback for bem estruturada, os dois saem ganhando.

Negociação do sale & leaseback

A negociação de sale & leaseback é uma operação financeira que garante ao comprador que ele terá como locatário a empresa que está vendendo o imóvel, porém, toda a documentação deverá ser previamente analisada para que o novo inquilino tenha a possibilidade de pagar em dia o aluguel pactuado e possa honrar o contrato até o final. Este por sua vez deverá conter todas as cláusulas que regerão as obrigações das partes, como exemplo:

  • Multas e penalidades por quebra de contrato;
  • Valor do aluguel;
  • Prazo pactuado, geralmente acima de 10 anos;
  • Garantias;
  • Etc.

 

Interessado na operação de sale & leaseback?

A SP Corporate tem vasta experiência na área e auxilia as duas partes envolvidas na operação de sale & leaseback. Se estiver interessado nesta operação, entre em contato conosco clicando aqui.

Escrito por Fábio em 16 de setembro, 2021

Postagens Relacionadas

Built to suit Artigos
Built to suit

Built to suit é um tipo de solução no mercado i... Leia mais

Built to Suilt (BTS)
Conjuntos comerciais Artigos
Conjuntos comerciais

A ideia de um negócio deve preceder alguns pontos... Leia mais

Conjuntos Comerciais
Empreendimento imobiliário Artigos
Empreendimento imobiliário

O mercado imobiliário está passando por um ciclo... Leia mais

empreendimento imobiliário