newsletter

Receba nossos artigos!

Preencha os dados abaixo para receber nossos últimos artigos em seu E-mail

Preencha os dados abaixo para entrar em contato, responderemos o mais breve possível.

Sale & leaseback

Sale & leaseback

O que é a operação sale & leaseback ?

sale & leaseback é uma operação estruturada, muito utilizada no mercado imobiliário, que tem o objetivo de captar recursos, utilizando o patrimônio imobilizado da empresa e reinvestindo os valores obtidos desta desmobilização para as suas atividades empresariais.

Em resumo, são duas operações simultâneas, onde na primeira o imóvel é vendido para investidores, e na segunda, o alugam “de volta” ao antigo proprietário, auferindo renda de sua operação.

 Sale & leaseback

Por qual motivo se realiza a operação de sale & leaseback?

A operação de sale & leaseback geralmente é utilizada quando existe uma deficiência de caixa, dívidas bancárias com pagamento excessivo de juros ou quando há a necessidade urgente de investimento em operações de expansão ou inerentes ao crescimento da empresa, e parte substancial do capital está imobilizado no ativo sede. Com a venda deste ativo, a empresa permanece no imóvel e se capitaliza imediatamente, passando a pagar um aluguel pelo imóvel que antes era de sua propriedade.

Como funciona o sale & leaseback?

No sale & leaseback, o empresário ou a empresa detentora de um imóvel próprio decide vender a sua propriedade para investidores, em troca de um contrato de locação no mesmo imóvel.

Para que este contrato seja atrativo, as partes devem chegar a um ponto de equilíbrio para que o valor de aluguel seja compensado através de um contrato de longo prazo, geralmente a partir de 10 anos.

Em resumo, a empresa que antes era proprietária do imóvel se torna a locatária e quem adquiriu se torna locador.

Sale & leaseback 

A operação de sale & leaseback é vantajosa para ambos: com a venda do ativo, a empresa passa a ter dinheiro em caixa para investir em seu próprio negócio, além de permanecer no imóvel e não terá que arcar com custo de mudança ou de manutenção de determinados itens do imóvel, agora direcionados ao novo proprietário, e em contrapartida, o investidor, comprador do imóvel, já recebe um contrato de locação de longo prazo, com retorno financeiro previsível, estabelecido e garantido por cláusulas robustas para o pleno cumprimento das obrigações constituídas. Se a operação de sale & leaseback for bem estruturada, os dois saem ganhando.

Negociação do sale & leaseback

A negociação de sale & leaseback é uma operação financeira que garante ao comprador que ele terá como locatário a empresa que está vendendo o imóvel, porém, toda a documentação deverá ser previamente analisada para que o novo inquilino tenha a possibilidade de pagar em dia o aluguel pactuado e possa honrar o contrato até o final. Este por sua vez deverá conter todas as cláusulas que regerão as obrigações das partes, como exemplo:

  • Multas e penalidades por quebra de contrato;
  • Valor do aluguel;
  • Prazo pactuado, geralmente acima de 10 anos;
  • Garantias;
  • Etc.

 

Interessado na operação de sale & leaseback?

A SP Corporate tem vasta experiência na área e auxilia as duas partes envolvidas na operação de sale & leaseback. Se estiver interessado nesta operação, entre em contato conosco clicando aqui.

Escrito por Fábio em 16 de setembro, 2021

Postagens Relacionadas

DADOS TRIMESTRAIS & DIVERSOS - 01/07/2022 Dados trimestrais
DADOS TRIMESTRAIS & DIVERSOS - 01/07/2022

Dados Trimestrais do mercado imobiliário em São... Leia mais

Prédio comercial para alugar Artigos
Prédio comercial para alugar

No mercado imobiliário existem diversos tipos de... Leia mais

Prédio comercial para alugar